sexta-feira, 6 de maio de 2011

Shakespeare agora em mangá

Shakespeare é responsável por muitos dos grandes clássicos da humanidade. "Rei Lear", "Sonhos de uma Noite de Verão", "Hamlet", "Romeu e Julieta" e tantas outras peças tem suas estruturas copiadas, adaptadas e atualizadas diversas vezes. Os temas universais se encaixam e todo o tipo de formato, inclusive a história em quadrinhos. Mais do que isso, dois dos principais textos do bardo inglês ganharam uma versão mangá.

A Mangá Shakespeare já circula na Nova Zelândia, Estados Unidos, Austrália e Irlanda e chega ao Brasil com tradução encomendada ao poeta Alexei Bueno. Fiel ao original, mas com cortes para dar mais ritmo à trama. Os dois primeiros volumes são Hamlet, que ganha cara futurista em traço de Emma Vieceli, integrante do Sweatdrop Studios; e Romeu e Julieta.

No mais conhecido clássico de Shakesperare (Romeu e Julieta), Verona é transferida para Shibuya, bairro de Tóquio, e a rivalidade dos Montecchios e Capuletos se torna briga de facções da Yakuza. As ilustrações são de Sonia Leong, especialista no estilo anime. Os próximos lançamentos serão Ricardo III, Sonhos de uma noite de verão, Othello e O mercador de Veneza.

"Hamlet" e "Romeu e Julieta" acabam de sair por uma nova coleção do selo Galera. Com versões modernas, algumas até futuristas, o texto ganha nova roupagem acompanhado das ilustrações no estilo japonês. Apesar das mudanças, os célebres diálogos e fortes temas continuam nas histórias. Apenas algumas partes foram suprimidas, ou estão representadas pelas imagens. Os versos e rimas continuam fiéis ao original.

"Hamlet" avança no tempo e se passa em 2107, em uma terra devastada pelas mudanças climáticas e palco de constantes guerras. Já a trágica "Romeu e Julieta" se passa nos dias de hoje, em Shibuya, um movimentado bairro de Tóquio. A inimizade das famílias desta vez se dá por conta de suas relações com a Yakuza, a máfia japonesa. Os próximos títulos deverão ser "Ricardo III", "Sonhos de uma Noite de Verão", "Othello", "O mercador de Veneza".

Nenhum comentário:

Postar um comentário